Durante o dia, esse menino faz de tudo um pouco, mas por que ele desaparece de vez em quando? Para onde será que ele vai?
Editora: Franco Autor: Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves Ferreira Ilustrador: Vanessa Alexandre Faixa Etária: 5 a 7 Anos Nº de pág: 20 Acabamento: Brochura Formato: 20x20 cm ISBN: 978-85-7671-293-0
Temas abordados: amor aos livros, dia a dia de uma criança.
- Na história acompanhamos as várias atividades que o menino realiza em seu dia (cuidar dos dentes, comer, se divertir, ajudar a mamãe, levar o bichinho de estimação para passear, tomar banho, receber cafuné, brincar com joguinhos, fazer perguntas); converse com as crianças sobre quais atividades realizam durante seu dia; - Proponha que registrem um dia de suas vidas – em forma de texto, foto ou vídeo e troquem com seus colegas; - Das atividades realizadas pelo menino, quais as crianças realizam e como?; - O menino costumava “sumir”; no desenrolar da história pergunte para as crianças o que elas acham que é esse “sumir”; - Se o menino fosse uma menina, as atividades seriam diferentes? Instigue uma conversa sobre as atividades e brincadeiras envolvendo meninos e meninas; - Ao final, percebemos que o “sumir” do menino é para fazer sozinho uma atividade, envolvido com os livros; converse com as crianças sobre as atividades que gostam de fazer sozinhas; - Vimos que ele gostava muito de ler. Quais livros as crianças conhecem, se já leem sozinhas, quais já leram. Faça uma lista e proponha que troquem as experiências de leitura, contando sobre cada livro; - Proponha a realização de uma feira de troca de livros entre as crianças da turma e/ou da escola; - Proponha a uma livraria da cidade uma Feira de Livros com a parceria da direção da escola; - Proponha a vivência com diversos gêneros textuais (livros de literatura infantil, histórias em quadrinhos, livros de imagens, poesias); - O título da história “Cadê o menino que estava aqui?” nos faz lembrar o título de uma parlenda: “Cadê o toucinho que estava aqui?” Recupere parlendas conhecidas e faça um álbum com as mesmas; - Solicite aos alunos que escrevam um livrinho em sala de aula e depois ilustrem a história.
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR: - MADUREIRA, Maria Célia e FERREIRA, Raquel Gonçalves. Deu rato na biblioteca. Franco Editora - ROSCOE, Alessandra Pontes. A primeira vez numa noite do pijama. Franco Editora